Natural do Porto, concluiu o curso superior de piano no Conservatório de Música do Porto na classe de Isabel Rocha, em 1981, com a máxima classificação. Estudou piano também com Helena Sá e Costa e análise com Filipe Pires.

Em 1979 entrou para o Conservatório Nacional, em Lisboa, tendo estudado com Jorge Moyano. Entre 1982 e 1986, com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, atribuída pelo governo Austríaco, estudou em Viena com Noel Flores e Paul Badura Skoda.

Entre 1986 a 1988, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, estudou na École Normale de Musique, em Paris, na classe de Marian Rybcki, tendo obtido a máxima classificação.

É membro dos Solistas do Porto e apresenta-se regularmente com o violoncelista José Pereira de Sousa e em dueto com os pianistas Fausto Neves e Jorge Moyano e ainda com as mais representativas orquestras nacionais como a Orquestra Nacional do Porto, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Sinfónica Portuguesa e a Filarmonia das Beiras, sob a direcção de maestros como Fernando Eldoro, Miguel Graça Moura, Kamen Goleminov e António Saiote, entre outros.

Realizou várias gravações para a RDP e RTP e para a Rádio Cultural de S. Paulo. É co-autor do Manual do Piano, encomendado pelo Ministério da Cultura e publicado pela Musicoteca.
É docente no Conservatório de Música do Porto e no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.